About

Caderno de pesquisa da fotografia:

Imagem, história e fotografia através dos relatos de uma pesquisadora brasileira na França, entre maio de 2013 a maio de 2014.

O objetivo do blog Ponto de vista, diário de viagem e pesquisa (Point de vue, carnet de voyage et recherche) é o de apresentar aos alunos algumas descobertas e  resultados parciais de pesquisa, no momento mesmo em que as coisas vão sendo apreendidas e experimentadas, aqui em Paris.

A escrita do blog é em português do Brasil, mas com citações, questões relacionais*, referências e alguns apontamentos em francês e/ou inglês. Alguns dos textos referenciados e/ou citados são traduzidos e as traduções publicadas diretamente no corpo do blog. São traduções diretas, justificadas pela pesquisa. Alguns desses textos não estão ainda publicados oficialmente em português e/ou francês.

A pesquisa é financiada pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Governo Brasileiro. Em Paris, estou sendo acolhida pelo CRBC/EHESS, Centre de Recherche sur le Brésil Contemporain da École des Hautes Études en Sciences Sociales:

http://www.capes.gov.br/

http://crbc.ehess.fr/

A feitura do blog foi sugerida pelo meu supervisor de pesquisa, na EHESS, professeur Jean Hébrard.

Estudar fotografia no Brasil tem se mostrado campo em expansão em História, em Sociologia, em Antropologia, além das Ciências da Comunicação, com ênfase nos estudos inter, pluri e transdisciplinares.

Temos muitos arquivos fotográficos e de mídias visuais a serem “descobertos”, pesquisados e organizados. A tarefa é profundamente necessária. Neste sentido, formei em minha universidade um grupo de estudos, certificado pela instituição e vinculado ao CNPq, o Laboratório de imagem e história (Lih, Grupo Benjamin), através do qual fica explicitado nosso interesse:

http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=03387058HPYAKR

Estar na França, lugar de referência nos estudos fotográficos, pesquisando fotografia é fundamental sob vários aspectos os quais trataremos no blog e que brevemente adiantamos: por conta dos centros especializados cujos acervos já se encontram praticamente informatizados (em especial a BNF e o Musée d’Orsay) e cuja reflexão da teoria, linguagem e historiografia da fotografia pode nos ajudar a problematizar, de forma comparativa, muitas das questões que são prementes à compreensão de nossos acervos, da prática fotográfica e dos padrões de visibilidade que permeiam a sociedade brasileira, dos inúmeros fotógrafos locais e estrangeiros, assim como do aprendizado de nossa cultura visual, em plena efervescência.

As fotografias e reproduções são minhas.

Adicionei aos meus favoritos o Code de la propriété intelectuelle française, para ler com frequência, por conta de feitura do blog.

add another page.

Deixe um comentário